www.labcinevivo.org

 

LabCineVivo

RESUMO

O LABORATÓRIO DE CINEMA VIVO (LabCineVivo),  vem atender a demanda crescente, de artistas e de instituições que se dedicam a arte que faz uso das atuais tecnologias, para pesquisa,  produção  e  pós-produção de instalações que reinventam o espaço do CINEMA ao se hibridizarem com as novas mídias,  campo da chamada midiarte. No que diz respeito à organização e administração, pode-se dizer que o LabCineVivo possui uma proposta estrutural de acordo com o mundo da informação e da comunicação globalizadas. É formado por equipe transdisciplinar de áreas afins que se reúne em prol de viabilizar projetos que necessitem de conhecimentos específicos de som, imagem, hardware e software para sua criação. O LabCineVivo busca conectar em sua rede de trabalho, instituições culturais, universidades, laboratórios, pontos de cultura, ongs e centros de pesquisas das áreas de artes, ciências e novas tecnologias. A partir d e sua rede de parcerias, pretende que os protótipos e projetos contemplados tenham a possibilidade de ser criados, produzidos e expostos; que encontrando  viabilidade prática, como contrapartida, tensionem e fomentem os processos que envolvem a produção e circulação da arte brasileira inclusive para além de nossas fronteiras geopolíticas. 

OBJETIVO

O LABORATÓRIO DE CINEMA VIVO (LabCineVivo),  de caráter transdisciplinar e distribuido em rede da trabalho, como polo de captação e apoio à projetos de midiarte, visa disponibilizar ferramentas práticas, teóricas e críticas, para serem incorporadas aos processos de criação, produção e pós-produção de dispositivos de midiarte; pretende, assim, incrementar o debate em torno da arte e estéticas contemporâneas, seu estado de existência e circulação, principalmente, no Brasil, mas também, nos demais países da America Latina.    

JUSTIFICATIVA

Juntamente com as mudanças tecnológicas, os parâmetros das artes, da performance e do cinema narrativo tradicional se expandiram. O meio do cinema e da midiarte, hoje, articula as noções de, por exemplo: narrativas não-lineares, hipertextuais ou rizomáticas, metanarrativas, metacorpo, interatividade, imersão, realidade aumentada, mundos virtuais, simulação, multimeios, colaboração, projeções multidimensionais, tempo real, games, banco de dados, inteligência artificial, entre outra.

Precisamos criar um ambiente para que a criação deste segmento da arte contemporânea possa emergir e ganhar existência na cultura e sociedade brasileira. O momento torna premente que a iniciativa da criação do LabCineVivo seja apoiada e incentivada por instituições que investem em arte, cultura e educação, que desempenham importante papel na formação cultural da sociedade, mas que, principalmente, possam vir ser um motor propulsor da criação artística brasileira.

Um projeto deste cunho tem o valor de haver sido forjado por quem se dedica a pensar e produzir arte, que trilhou, tanto dentro quanto fora do Brasil, os caminhos para a realização de seus projetos e detectou o que se faz urgente em nosso país, ou seja, a formação de pensamento crítico, acesso gratuito ao conhecimento científico e tecnológico de ponta, já utilizado por quem faz arte e pensa a arte em uma esfera alargada. O LabCineVivo aponta para o que existe de mais pungente  e necessário para alavancar a produção emergente no Brasil.

A principal contrapartida dos investidores/parceiros é a de se situar ao lado dos artistas patrocinando a produção emergente e ao lado da sociedade dando condições a ela de se envolver e ser envolvida no imaginário dos que se dedicam ao campo de conhecimento das artes e sua produção na atualidade, não o que é a arte hoje, mas aquilo que está se tornando na efervescência própria das coisas em estado nascente.

Os investidores/parceiros, situando-se assim, no papel no fomento de uma produção desta arte que pensa a ciência e as tecnologias de nossa época e vem sabendo impor a sua força VIVA no mundo. Com a rede de parcerias o LabCineVivo impulsionará e potencializará às diretrizes da produção de obras de arte, sua promoção e divulgação. Apoia e alavanca a cultura brasileira inclusive para além do território nacional, contribuindo também com o campo das artes no seu empenho de construção de uma ética, política e estética da criação vida contemporânea em devir.

 

Trabalhos relacionados ao LabCineVivo

Vídeo: Making off de Sagradas Torres

https://vimeo.com/luizahguimaraes

Imagens e descrição do dipositivo de cinema Sagradas Torrees que foi tema de minha tese de doutorado, orientado por Suely Rolnik, PUC-SP, e co-orientado por Antoni Mercader, UB - BCN- ES. Ele está na base da criação do LabCineVivo.

Textos e Galeria de fotos: Sagradas Torres e Jogos Desejantes 

http://luizaguimaraes.art.br/gallery/13/ 

Veja mais: 

- http://luizaguimaraes.art.br/

 

 Observação:

O LabCine Vivo abrirá edital para produção de projetos de midiarte. 

Em breve.