Catedral de Cérebros

Catedral de Cérebros – 2004

Interferência Arquitetônica - II InterculturalidadesMafuá: a poética da miscigenação

Galeria de Arte – UFF – Niteró i- RJ

Catedral de Cérebros - Mais de cento e cinqüenta ressonâncias magnéticas de cérebros, recolhidas em hospitais, foram colodas em grandes vidros que delimitam Galerias de Arte da UFF - Universidade Federal Fluminense.

Os cérebros, metaforicamente, constituíam membranas orgânicas, permeáveis e altamente seletivas, capazes de realizar trocas entre o interior e o exterior. De fato, as ressonâncias permeavam a luz, fazendo lembrar os vitrais de catedrais, mas, ao invés de cenas bíblicas, eram os cérebros humanos que figuravam e eram atravessados, tanto pela luz, como pelas mais diversas percepções e sensações.

A interferência instaurou um espaço “Catedral de Mentes” e, como uma possível passagem da materialidade da instalação à imaterialidade do desejo planetário de conexão, vislumbra a criação de um mundo sem hierarquias. O espectador, a partir da rede de ressonâncias e, como sempre, recria a obra, pois qualquer que seja a criação precisa de uma vida que lhe dê sentido.

Na crítica de Pierre Caprez[1], a intenção ao colocar lado a lado as imagens de cérebros, era expor dois extremos, a simetria e a heterogeneidade dos dois lobos cerebrais e as dos cérebros de diferentes pessoas entre si.

Em Catedral de Cérebros ou em um trabalhos relaconados existe uma projeção de imagens propiciadas pelo encontro das ressonâncias com a luz, natural, permanentemente mutante, e artificial.

 


[1] Pierre Caprez (Artista Plástico, Professor do Dep. Arte da UFF, Curador-Coordenador da UFF 2003/2004), publicada em: CAPREZ, P. (2004). A poética da miscigenação: para uma floração dos signos. In: Interculturalidades. Ed. UFF, Rio de Janeiro, RJ. 

 

Trabalhos relacionados:

Senha/Teu Limite - 2002

- http://luizaguimaraes.art.br/gallery/7/

 

 Mente que mente - 2006

- Vídeo: https://vimeo.com/106333947 

- Fotos e textos: http://luizaguimaraes.art.br/gallery/9/

 

entreFACES – 2009

- Vídeo: https://vimeo.com/39118194

Fotos e textos: http://luizaguimaraes.art.br/gallery/10/#menu